domingo, 12 de agosto de 2012

CARTA ABERTA AOS HERÓIS BRASILEIROS


São Carlos, 12 de Agosto de 2012.

Querido Atletas Brasileiros:

Simbolizado na delegação que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres desejo que esta mensagem atinja todos os atletas de meu País, que pratiquem qualquer modalidade esportiva, sendo de forma amadora ou profissional. Nunca fui um esportista praticante, mas como político já acompanhei por inúmeras vezes, as enormes dificuldades que um atleta enfrenta, desde a rigorosa carga de treinos, passando pelas constantes contusões e a falta de um efetivo apoio financeiro. Para conquistar um nível de investimento satisfatório o atleta tem que ganhar um torneio de grande destaque, com o intuito do seu nome ganhar certa visibilidade na mídia e, assim, atrair patrocinadores.

Neste contexto percebemos que o título de campeão ou a medalha de ouro reside, apenas, num detalhe, pois o esforço de um atleta inicia na madrugada de cada dia e o seu treinamento não finaliza com a disputa de uma competição. Por isto, respeito bastante o desabafo da técnica da seleção brasileira feminina de judô, Rosicleia Campos, que foi totalmente contra as críticas que os judocas receberam em Londres. É totalmente injusto avaliar um atleta pela sua classificação, pois não podemos esquecer vários detalhes como o sacrifício físico, o equilíbrio emocional e o nível técnico do adversário, que por diversas vezes, vem de um País que concede todas as benesses para o seu desenvolvimento esportivo, como os Estados Unidos, a China, a Rússia e a Grã Betanha.

Como sãocarlense eu obtive o enorme privilégio de conhecer Maurren Maggi, Nenê Hilário, Reinaldo Colucci, Mônica de Paula, Carla Moreno, Fábio Aurélio, José Roberto Guimarães, entre tantos outros campeões que nasceram ou treinaram em São Carlos. Como vereador em diversos mandatos assisti por várias vezes, as dificuldades destes atletas e o desespero de seus técnicos, que chegavam a colocar dinheiro do próprio bolso para que os seus pupilos participassem das competições. Sei que não é da cultura do brasileiro, mas deveríamos exaltar toda delegação brasileira que viajou para Londres, independente dos resultados alcançados.

Só o ato de doar uma juventude inteira em prol de competir pelo seu País, já transforma estes simples cidadãos em heróis. Somado a tudo isto temos que considerar a completa falta de apoio do governo brasileiro, que, apenas, se preocupa com os holofotes e as construções de caríssimas arenas, que torram o dinheiro público em suntuosos esquemas de corrupção. Já, os nossos atletas lutam pela sobrevivência do dia a dia, se machucando nos treinos, se aprimorando a cada nova técnica e garimpando uma vitória que lhes concedam uma vida digna de ouro. Em 2016, o Rio de Janeiro será o palco, mas os artistas principais serão vocês e com toda certeza terão a nossa total e irrestrita torcida. Avante Brasil!

Marco Antonio Amaral
                                                                                           Vereador - PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário