terça-feira, 11 de setembro de 2012

UMA ESCOLA CHAMADA MAZOLA


Uma das maiores bênçãos da minha vida é trabalhar como vereador de São Carlos em três mandatos. Porém, este último, o único que entrei como suplente, tem um sabor muito especial para a minha carreira política. Por consequência do destino eu substituí o vereador Dorival Antonio Penteado, o popular Mazola, que infelizmente, veio a falecer no dia 1 de setembro de 2011. Entrar no lugar de algum colega já é uma coisa bastante difícil, pois você tem que seguir um padrão relacionado com os trabalhos anteriores, mas, suprir um político da magnitude de Mazola, se traduz numa responsabilidade grandiosa.

Natural da vizinha e querida Ibaté, a cidade Encanto do Planalto, Mazola construiu a sua vida na Capital Nacional da Tecnologia. Estudante da Escola Infantil Cônego Manoel Tobias, na magnífica região da Vila Nery, o garoto era craque de bola, onde ganhou este apelido inspirado no jogador da seleção. Colaborando com o sustento de sua família trabalhou como entregador de pães aos 11 anos, auxiliar de marcenaria aos 14 e manobrista, dos 19 aos 24.  Em 1965 foi convidado pelo amigo Zezinho De Meo para trabalhar no Hotel Ferraretto, depois Hotel Vila Rica (atual sede da Prefeitura).

No ano de 1975 exerceu atividades como instrutor na Auto Escola Mancuso, sendo que no ano seguinte comprou a Auto Escola Mimo, em sociedade com Luiz Geraldo Nineli.  Em 1980 montou a Auto Escola Mazola, uma das mais famosas da cidade, incluindo técnicas inovadoras e instrutores de alto gabarito. Também exerceu a função de servente escolar concursado, formou-se técnico em Contabilidade e depois em professor de Geografia, História, Estudos Sociais e Pedagogia. Lecionou Geografia na rede estadual de ensino e por 12 anos foi diretor das escolas estaduais Aracy Leite Pereira Lopes e Orlando Perez, onde se aposentou em 2000 por tempo de serviço.

Na política iniciou sua belíssima carreira filiando-se ao PMDB. Em 1982 foi eleito vereador regressando nos mandatos de 1988 (o mais votado), 1992 e 1996. Foi presidente da Câmara Municipal no biênio 1993-1994 e durante diversos mandatos ocupou cargos nas principais comissões técnicas do Legislativo. Em 2000 aceitou um novo desafio e foi candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada por Dagnone de Melo. No ano de 2004 se filiou ao PSDB reconquistando uma cadeira parlamentar. Em 2006 recebeu 32 mil votos concorrendo a deputado estadual. Em 2008 foi eleito para cumprir o seu sexto mandato.

Como se percebe, Mazola não possui um simples currículo, e, sim, uma maravilhosa folha corrida de serviços prestados para nossa população, principalmente, a mais carente. Por esta razão, este mandato está sendo um imenso desafio, pois não se trata, apenas, de substituir um querido colega, mas, sim, ter a dignidade de continuar um trabalho que ajudou muitas famílias. Mas, o grande presente que eu ganhei é o apreço da família Mazola, que na figura de sua esposa (Soeli na foto abaixo), filhas, irmãos e sobrinhos estão defendendo os valores e o legado de Mazola. São Carlos perdeu um grande herói e eu fui abençoado com uma nova família. Que lá do céu, Mazola continue nos protegendo. Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário